quarta-feira, 6 de abril de 2016

Porque escolher a arquitectura tradicional?

As razões para se optar por adaptar a arquitectura contemporânea à tradição são muitas. Porque na realidade eu não posso defender a arquitectura tradicional per se. Esta é importante historicamente, na conservação de edifícios históricos que não modificaram a sua utilização, porque as técnicas e materiais tradicionais são tão importantes quando a estrutura exterior do edifício. Um exemplo simples é o valor de um edifício Gótico e de outro Neogótico, podem ser quase iguais visualmente, mas tem valores completamente distintos. 
Agora o objectivo da minha questão não é uma questão histórica, de conservação, reabilitação ou restauro. É uma questão para a arquitectura contemporânea, será que esta tem de ser obrigatoriamente um corte total com o passado? Uma arquitectura descontextualizada, dissonante e muitas vezes sem mais valores, do que apenas "o novo porque é novo"?
Eu não o acho e não posso aceitar estas ideias definidas da arquitectura contemporânea. A arquitectura dos nossos dias tem todas as capacidades para melhorar, não faltam tecnologias para adaptar materiais tradicionais ao nossos dias. Quando eu falo de arquitectura tradicional não falo de cópias dessa arquitectura, mas sim de uma adaptação. A arquitectura não pode ser apenas criação, tem de ser mais que isso, tem que se adaptar ao contexto, tem que ter uma base. Bernini, talvez o maior arquitecto barroco, inovou imenso a arquitectura, fez algo de completamente diferente, seguindo as bases clássicas e tradicionais. Tudo é possível, o génio do arquitecto não fica limitado por se adaptar, por seguir uma tradição. 
Mais importante do que até que os valores históricos e urbanísticos, serão provavelmente os valores ambientais que existem nas técnicas e materiais tradicionais. Todos nós sabemos da destruição efectuada pelo homem no mundo e a ideia da arquitectura contemporânea é mais um dos factores que ajuda a essa destruição. Construir uma casa de pedra, taipa, cal e barro, é completamente distinto de construir uma de cimento, ferro, tintas plásticas e amiantos. A arquitectura tradicional adapta-se por completo ao local, utiliza os materiais que são dados pelo terreno e região. Mesmo sabendo que adaptação dos materiais à contemporaniedade ia modificar essa realidade, não deixa de ser uma enorme diferença para os materiais contemporâneos. E utilizar os materiais das próprias regiões e países não fortaleceria a própria economia nacional? O valor base da concepção da economia global, não é que vamos fazer todos a mesma coisa, é o oposto, cada um de nós faz o melhor que temos. 
É por tudo isto e mais, que eu digo que a arquitectura contemporânea tem obrigatoriamente de escolher um novo caminho, o caminho da tradição, da adaptação e da valorização do local. 

Sem comentários:

Enviar um comentário