terça-feira, 14 de junho de 2016

Génio Barroco

O que é o génio artístico? O que é arte? Duas questões importantes para compreender a história de arte e a arte em si. Na minha opinião existe uma forte ligação entre ambas, os maiores artistas são aqueles que acrescentaram maior génio nas suas obras. A arte evolui a partir dos seus génios, são eles que quebram com o passado, inovam e criam os pilares do futuro. Importante esquecer que o génio não é só inspiração divina ou talento natural, é também muito trabalho. Mas não é errado pensar no génio artístico como algo extraordinário e então conceder uma explicação menos terrena. 
Um dos grandes génios da arte e o meu pintor preferido é Michelangelo Merisi, mais conhecido por Caravaggio. Pintor Barroco, mestre do Chiaroscuro e quem traz o povo para pintura, é o primeiro realista e afasta-se das imagens idealizadas do renascimento. 
No livro História da Arte Gombrich encontrei uma história muito interessante sobre este pintor e que ajuda a compreender o que é o génio artístico. Após uma encomenda para um altar, com o tema tradicional de São Mateus a escrever o Evangelho inspirado por um anjo, Caravaggio realiza uma pintura que retrata o São Mateus como um homem comum, sentado, com um enorme livro sobre uma das pernas, numa posição pouco natural de como quem nunca segurou lidou com um livro de tais dimensões e o anjo não é só inspiração do santo, ele literalmente guia a mão do santo, fragilizando ainda mais a imagem do santo. Esta pintura foi recusada e Caravaggio realizou outra em que o Santo já escreve sobre uma mesa, com trajes mais nobres e olha para o anjo, que já não guia a sua mão, mas que parece dizer-lhe o que escrever. Esta pintura já foi aceite. 
Porque que uma pintura é aceite e a outra não? Porque uma responde às regras do tema e a outra é a interpretação própria do pintor. Caravaggio sabia exactamente o que os encomendadores queriam, mas mesmo assim fez uma pintura consoante a sua interpretação. Consoante o seu génio artístico. Um tema tantas vezes pintado, mas que Caravaggio dá uma nova interpretação. A história da pintura ficou mais rica com uma pintura recusada. A capacidade de um artista pode ser vista pela utilização da cor, da luz, da sombra, dos trajes, da anatomia, mas é especialmente vista pela sua capacidade inventiva, de criar o inesperado, de dar uma nova perspectiva. A pintura de Caravaggio não era bela, não é esse o seu propósito, mas tem tudo aquilo que diferencia uma grande obra de arte e o que um verdadeiro amante de arte procura encontrar. 

P.S 
Este texto era suposto ser um primeiro rascunho para um estudo maior: do belo, de Caravaggio e afins. Mas infelizmente com os exames não tenho oportunidade de o desenvolver. De destacar ainda que ambas pinturas são de excelência artística.

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